segunda-feira, outubro 04, 2010

De geração para geração

No momento em que quatro gerações de profissionais compõem o capital humano das empresas, confira como identificar e cultivar os líderes da chamada “Geração Y”.

Atualmente, o ambiente corporativo é composto, em geral, por cerca de 4 gerações distintas: os “tradicionais” (nascidos até 1945), os “baby boomers” (entre 1946 e 1963), a “Geração X” (entre 1964 e 1979) e, a famosa “Geração Y” (entre 1983 e 1994). Estes jovens trabalhadores que estão cada vez mais aumentando a composição do capital humano das empresas já são conhecidos pela hiperatividade, familiaridade com tecnologias e ambição. Agora, uma vez reconhecido o potencial destas características dentro de uma corporação, as empresas estão precisando lidar com um novo desafio: como identificar e promover a liderança nesta geração partidária da descentralização e da troca de ideias?


Identificando o Líder Y
Para Hamilton Teixeira, sócio-diretor da DRH – Talent Search e membro do Conselho Executivo global da IRC global Executive Search Partners, o líder da geração Y inspira ao permitir que outros também sejam líderes, pois conhece os pontos fortes de seus liderados e os estimula, para obter o sucesso dessas pessoas. “O líder Y é motivado pelas relações interpessoais e tem foco em ver seus liderados bem sucedidos, delegando e apoiando para ajudá-los a atingir seus objetivos”, avalia.
De acordo com o presidente da Empreenda e colunista do Portal HSM, César Souza, os métodos antigos usados para identificar líderes, como currículo, testes psicológicos, recomendações e resultados, por exemplo, não são mais suficientes. Hoje, a principal estratégia para identificar os líderes Y é validar se os valores deles estão alinhados aos valores da empresa. Para isso, é preciso criar condições de maior convivência entre os líderes atuais com os líderes mais jovens. “Assim, o recursos humanos fica focado em ser um facilitador entre gerações, a fim de ajudar os lideres atuais a perceberem melhor e investirem no desenvolvimento dos futuros Lideres Y”, pontua Souza.
Como Cultivar esta liderança?
Para desenvolver os líderes da Geração Y é preciso entender as suas ambições. Estudos apontam que estes jovens querem um ambiente de trabalho que lhes dê espaço para desempenhar suas atividades e, acima de tudo, reconhecimento profissional. Mais do que “Melhores empresas para se trabalhar”, a Geração Y está em busca das “Melhores empresas para crescer”. “Os lideres da Geração Y querem crescer e rápido e as empresas que não souberem criar as oportunidades e os desafios de crescimento vão perder os melhores talentos e vão ficar com aqueles meio-acomodados, que podem até ser competentes, mas não serão os melhores”, opina o presidente da consultoria Empreenda.
Na avaliação de Teixeira, ao dar espaço a outros líderes se atrai pessoas com as mesmas características. A geração Y não é formada por seguidores. Ela cria seu próprio conteúdo e negócio. “Para o líder Y não é uma questão de ego, mas sim de compartilhar a propriedade e construir uma comunidade de ideias. Um líder Y eficaz ajuda a estimular o espírito empresarial em todos os níveis, pois é inclusivo e colaborativo não apenas dentro de sua esfera de influência”, conclui o executivo.
Como a sua empresa enxerga os líderes da Geração Y? Compartilhe conosco as suas percepções

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